7 de fev. de 2010

Série - Biografia dos Herois da Fé - Watchman-Nee


 Watchman Nee


A partir do século XVI, muitos missionários protestantes foram enviados para a China da Europa e América. Nos primeiros anos do século XX, após séculos de trabalho fiel e alavancado pelo martírio de muitos cristãos na Revolução Boxer, o mover do Senhor na China avançou dramaticamente. Muitos pregadores "nativos" foram levantados pelo Senhor e se tornou prevalecente na pregação do evangelho, especialmente em 1920 entre nova geração da China de ensino médio e estudantes universitários. Um número de estudantes brilhantes, entre os quais estava Nee Shu-tsu (Watchman Nee), foram chamados e equipados pelo Senhor para fazer seu trabalho durante este tempo.

Nee Shu-tsu, cujo nome em Inglês era Henry Nee, nasceu de pais segunda geração de cristãos em Foochow, China, em 1903. Seu avô paterno, na realidade, havia estudado no American College Congregacional em Foochow e se tornou o primeiro pastor chinês entre os congregacionais, na província de Fukien, ao norte. Nee Shu-tsu foi consagrado ao Senhor antes de seu nascimento. Desejando um filho, sua mãe havia orado ao Senhor, "Se eu tiver um menino, eu vou apresentá-lo a você." O Senhor respondeu sua oração, e logo após, Nee Shu-tsu nascia. Seu pai depois impressionado com ele, "Antes de você nascer, sua mãe prometeu apresentá-lo ao Senhor".

Antes de sua salvação, Nee Shu-tsu era um mal-comportado aluno, mas ele também era excepcionalmente inteligente. Ele sempre em primeiro lugar na sua classe, bem como na sua escola, desde a escola primária até sua graduação no Anglican Trinity College em Foochow. Ele tinha muitos grandes sonhos e planos para o futuro e poderia ter tido grande sucesso em todo o mundo. No entanto, Nee Shu-tsu, familiarizado com o evangelho desde a infância, tinha uma compreensão profunda de que se ele recebesse Jesus como seu Senhor para salvação, ele deveria também servi-Lo. Em 1920, após um esforço considerável, de dezessete anos de idade, Nee Shu-tsu, ainda um estudante colegial, foi salvo dinamicamente. No momento de sua salvação, todos os seus planos anteriores se tornaram vazios e sua carreira futura foi inteiramente abandonada. Ele testemunhou, "Desde a noiteem que fui salvo, eu comecei a ter uma nova vida, a vida do Deus Eterno havia entrado em mim". Mais tarde, depois de ter sido levantado pelo Senhor para realizar Sua missão, ele adotou o novo nome Inglês Watchman e o novo nome chinês "To-sheng, que significa" atalaia rattle ", pois ele se considerava um sentinela levantado para soar um alerta chamada na noite escura.

Formação

Watchman Nee não cursou nenhuma escola de teologia ou instituto bíblico. Sua riqueza de conhecimento sobre o propósito de Deus, Cristo, as coisas do Espírito e a igreja foi adquirida através do estudo da Bíblia e lendo livros espirituais. Watchman Nee tornou-se intimamente familiarizado com e muito iluminados pela Palavra através do estudo diligente com vinte diferentes métodos. Além disso, nos primeiros dias de seu ministério gastou um terço de sua renda em suas necessidades pessoais, um terço em ajudar os outros, e um terço com livros espirituais. Ele adquiriu uma coleção de mais de 3.000 dos melhores livros cristãos, incluindo quase todos os escritores clássicos cristãos do primeiro século por diante. Ele tinha uma habilidade fenomenal para selecionar, compreender, discernir e memorizar material relevante, e que ele poderia captar e reter os principais pontos de um livro num ápice. Watchman Nee era, portanto, capaz de recolher todos os pontos rentáveis escriturais e princípios espirituais de toda a história da igreja e sintetizá-los em sua visão e prática da vida cristã e da vida da igreja. Watchman Nee recebeu iluminação e muito a ajuda de um número de escritores cristãos, como segue:

Iluminação Específica

1. A certeza da salvação

George Cutting, um escritor Irmãos

2. Vida

Pilgrim's Progress de John Bunyan

Biografia de Madame Guyon

Biografia de Hudson Taylor

os escritos de outros místicos


3. Cristo

JG Bellett

Charles G. Trumbull

AB Simpson

T. Austin Sparks

outros


4. The Spirit

Andrew Murray O Espírito de Cristo


5. As três partes do homem

(corpo, alma e espírito)

Jessie Penn-Lewis

Mary C. McDonough


6. Fé

Autobiografia de George Müller


7. Permanecer em Cristo

Andrew Murray

Biografia de Hudson Taylor


8. O aspecto subjetivo da morte de Cristo e batalha espiritual
Jessie Penn-Lewis

9. Ressurreição de Cristo e Seu Corpo

T. Austin Sparks

outros

10. O plano de Deus da redenção

Maria McDonough

11. A igreja

John Nelson Darby

outros professores Irmãos

12. Profecia

Robert Govett

DM Panton

GH Pember

outros escritores Irmãos

13. História da Igreja

John Foxe

EH Broadbent

outros

14. Bíblia exposição e muitas outras verdades, em geral John Nelson Darby

Watchman Nee se familiarizou com muitos destes livros através de Margaret Barber, uma ex-missionária anglicana. No início de sua vida cristã, ele recebeu muita edificação e perfeição espiritual dela. Principalmente através de sua comunhão com a senhorita Barber, Watchman Nee percebeu que ser um cristão é realmente uma questão da vida divina. Através de seus pastores, ele aprendeu a prestar mais atenção à vida do que trabalhar e viver por Cristo como sua vida.

Apocalipse e Viver

Através de sua comunhão com a senhorita Barber e outros, juntamente com o seu estudo da Bíblia e livros espirituais numerosas, Watchman Nee recebeu uma riqueza da revelação. Ele foi realmente um vidente da revelação divina. O núcleo da sua revelação era triplo: a causa (1) a vida de uma vida crucificada, (2) a vida de uma vida ressuscitada, e (3) a questão de como viver uma, a igreja. Relacionados com a vida crucificado, viu e experimentou os aspectos subjetivos da morte de Cristo. Ele percebeu que tinha sido crucificado com Cristo, que já não era ele que vivia, mas Cristo que vive nele. Ele também percebeu que, a fim de experimentar a morte de Cristo, de forma subjetiva, que ele precisava para levar a cruz. Embora tivesse sido crucificado com Cristo, em verdade, ele também teve que permanecer na crucificação de Cristo em sua experiência. Ele aprendeu que para permanecer na crucificação de Cristo foi a carregar a cruz ao se recusar a permitir que o velho ou a carne de deixar a cruz. Ele percebeu que, para ele ter tal experiência, Deus soberanamente deve organizar o seu ambiente, tornando-se uma cruz prático para ele suportar. Este é exatamente o que Deus fez ao longo da vida de Watchman Nee.

Desde o início do seu ministério, Deus arranjou inúmeras situações em que ele teve a oportunidade de negar a si mesmo e da vida natural, carregando a cruz e viver por Cristo como sua vida. Watchman Nee viu que ele tinha não só morrido com Cristo, mas também havia subido com ele. O Cristo ressuscitado com a plenitude do Espírito tinha-se tornado sua vida. Foi pela vida de ressurreição de Cristo que habita em que ele foi capaz de carregar a cruz e de participar na comunhão dos Seus sofrimentos e ser conforme à sua morte. Pela vida da ressurreição de Cristo, abandonou o mundo, abandonou o seu futuro, negou-se, foi libertada do pecado, e venceu Satanás. Foi também pela vida de ressurreição de Cristo, que serviu ao Senhor, trabalhou para ele, e realizou sua comissão. Seus contemporâneos o testemunho ao fato de que ele sempre rejeitou a sua força natural no serviço do Senhor. Ele temia a invasão de sua vida natural na obra do Senhor, ele, portanto, não se atreveu ministro aparte do Cristo interior. Na entrega de mensagens, entrar em contato com as pessoas, escrevendo artigos, correspondendo com os fiéis, e em questões mundanas, ele não agiu sozinho, mas pela vida de ressurreição. Foi por viver uma vida tão ressurreição que ele era capaz de passar pelo seu martírio prolongado de prisão de vinte anos, que culminou com a morte.

Watchman Nee passou a ver que a Igreja como Corpo de Cristo era simplesmente o alargamento, expansão e expressão do Cristo ressuscitado. Sua visão de que na ressurreição de Cristo era a vida e conteúdo da igreja era muito avançada. Segundo esta visão, ele não só ministrado pelo Cristo ressuscitado, mas ele também ministrou o próprio Cristo ressuscitado aos crentes para a edificação do Seu Corpo. Freqüentemente, ele enfatizou o fato de que qualquer coisa que não está na ressurreição de Cristo não é a igreja, e não fez nada pelo Cristo ressuscitado é um elemento estranho no organismo. Ele desejava servir a igreja com nada, mas o Cristo ressuscitado. Quanto mais o seu ministério progredido, mais ele ministrou o Cristo ressuscitado aos crentes e às igrejas locais. O Cristo ressuscitado tornou-se não só a sua vida e de viver, mas também a sua mensagem e ministério.

Carga e da Comissão

A revelação divina, que Watchman Nee viu resultou em duplo fardo do Senhor e da Comissão para ele: primeiro, para levar um testemunho particular do Senhor Jesus, e segundo, para estabelecer igrejas locais. A primeira carga e comissão surgiu de sua profundidade pessoal do conhecimento e da experiência de Cristo's all-inclusive a morte e ressurreição. O Senhor especificamente sobrecarregado e lhe encomendou para dar testemunho desta verdade. Ele fielmente respondeu a esta carga, liberando uma série de mensagens faladas e escritas sobre o aspecto subjetivo da crucificação do Senhor e ressurreição, sobre os princípios da vida, sobre a supremacia de Cristo, e no propósito eterno de Deus.

No entanto, a carga final de Watchman Nee, não era apenas para elevar a experiência dos crentes individuais de Cristo, mas para estabelecer e construir a expressão prática das empresas de Cristo nas igrejas locais para a satisfação do desejo de Deus. Esta foi a última comissão que ele recebeu do Senhor, com base no que tinha visto e experimentado Dele. Seu testemunho pessoal gravado em 20 de outubro de 1936 descreveu esta Comissão:

Que o Senhor revelou para mim foi muito clara: em pouco tempo ele iria levantar as igrejas locais em várias partes da China. Sempre que eu fechei os olhos, a visão do nascimento de igrejas locais apareceu...

Quando o Senhor me chamou para servi-Lo, o principal objetivo não foi a realização de reuniões de avivamento, ajudam as pessoas a ouvir mais as doutrinas bíblicas, ou para me tornar um grande evangelista. O Senhor me revelou que Ele desejava construir igrejas locais, em vários lugares para se manifestar e que tenha o testemunho de unidade no terreno das igrejas locais. Desta forma, cada crente santo [] é capaz de funcionar na igreja e viver a vida da igreja. O que Deus quer não são os indivíduos que tentam ser vitorioso ou espiritual, Ele quer uma igreja gloriosa corporativa apresentou a Si mesmo.


Sofrimentos

Watchman Nee teve uma visão inegável e recebeu uma comissão definida do Senhor sobre a igreja, e ele sofreu muito devido à sua fidelidade para com eles. Porque a visão era tão clara e a comissão tão real, não importava a ele que foi rejeitada, se opuseram, e condenado. Ele antecipou estas respostas e estava determinado a pagar qualquer preço para a comissão que ele havia recebido do Senhor. Sua fidelidade a esta comissão, em última instância lhe custou a vida. Suas revelações profundas, combinadas com seus sofrimentos resultaram em um rico ministério de vida de acordo com a comissão do Senhor para ele: o ministério neotestamentário único de Cristo e da Igreja.


Watchman Nee suportou muitos sofrimentos por causa do ministério do Novo Testamento. Devido ao seu absolutismo em seguir ao Senhor e sua fidelidade em cumprir o comissionamento de Deus, ele sofreu maus-tratos freqüentes, bem como dificuldades ao longo da vida. Porque ele lutou sem descanso a batalha pelo mover do Senhor, ele estava sob constante ataque do inimigo de Deus. Ao mesmo tempo, ele estava debaixo da mão soberana de Deus. Ele reconhecia as intervenções soberanas de Deus em seu meio ambiente não apenas como um divinamente "espinho na carne", mas mais importante, como um meio pelo qual Deus era capaz de lidar com ele. Devido aos ataques, tanto do inimigo de Deus e fiel relações ambientais, Watchman Nee viveu uma vida de sofrimento. A maioria de seus sofrimentos vieram de cinco fontes: pobreza, falta de saúde, várias denominações, irmãos e irmãs em dissensão nas igrejas locais e aprisionamento.

Nos primeiros anos do ministério de Watchman Nee, a situação econômica da China era desesperadora. Por causa do que ele viu na Palavra, ele estava exercitado para viver pura e simplesmente pela fé em Deus, não só para a sua vida, mas também para cada aspecto da obra do Senhor. Portanto, ele sistematicamente recusou empregos oferecidos por qualquer pessoa ou organização. Nos primeiros dias do seu ministério, em Xangai, houve momentos em que tudo o que tinha que comer a cada dia foi um pouco de pão.

Watchman Nee também era freqüentemente afligido com doença grave. Para os primeiros onze anos de seu ministério, a partir de 1922, ele sofreu sozinho, sem mulher para ajudá-lo. Durante este período, ele contraiu tuberculose e sofreu imensamente por muitos anos. Em 1934, na idade de trinta anos, entretanto, Watchman Nee casou-se com uma verdadeira "ajudadora", "Charity Chang, apesar de o Senhor estava a dar-lhes nenhuma criança. Nos anos posteriores, ele também foi atingido por uma doença estomacal crônica, bem como angina, uma séria doença cardíaca. Ele nunca foi curado da doença cardíaca e poderia ter morrido por causa dela a qualquer momento. Na verdade, muitas vezes ele ministrou, não pela força física, mas pela vida de ressurreição.

Ele também sofreu por sua crença de que, segundo a Bíblia, as denominações estão erradas na medida em que dividem o Corpo de Cristo. Por causa de sua posição firme em relação à unidade do Corpo de Cristo foi um testemunho contra as denominações, elas lhe causaram muito sofrimento. Algumas o desprezavam, criticavam, se opunham e fizeram o seu melhor para destruir seu ministério. Elas também espalharam falsos rumores sobre ele e o caluniaram a tal ponto que Watchman Nee respondeu uma vez, "The Watchman Nee retratado por elas também seria condenar."

Um número de irmãos e irmãs reunião com as igrejas locais se tornaram outra fonte de sofrimento para Watchman Nee. Ele encontrou este tipo de sofrimento, de longe, o mais doloroso. Alguns destes irmãos causaram um grande número de problemas devido à sua dissensão, imaturidade, incompetência, teimosia, ambição por posições ou rebelião. Dois anos após a vida da igreja começou a ser praticada na cidade natal de Watchman Nee, em 1922, ele foi temporariamente excomungado pelos seus próprios colegas de trabalho por causa de sua posição pela verdade das Escrituras, quando ele protestou a ordenação dos seus companheiros de liderança por um missionário denominacional . Embora a maioria dos crentes reunião com eles ao lado de Watchman Nee, o Senhor não lhe permitiria fazer qualquer coisa para se vingar. Isso foi um profundo sofrimento para o seu homem natural.

Watchman Nee foi preso em março de 1952. Ele foi julgado, falsamente condenado e sentenciado a quinze anos de prisão em 1956. Ele morreu em cativeiro em 30 de maio de 1972.

Watchman Nee foi um homem de dores e sofrimento. Ao longo de seu trajeto inteiro de seguir o Cordeiro, ele sofreu muito. Através de todos estes sofrimentos, no entanto, ele aprendeu muitas lições. Estes sofrimentos não só o ajudou a aprender a confiar no Senhor, pois eles também se beneficiou dele em lidar com sua carne, seu eu, sua alma, e sua vida natural. Devido à sua obediência a essas relações, nunca passou de mera ensinamentos e doutrinas, mas suas mensagens continham a realidade que ele havia adquirido através de seus sofrimentos. A experiência que adquiriu através de seus sofrimentos serviu como uma ajuda imensurável para todos aqueles debaixo do seu ministério e também se tornou uma rica herança para todas as igrejas locais, uma herança adquirida por ele no preço final.

Seus sofrimentos também o ajudou a ter mais revelação do Senhor. Certos tipos de sofrimento, muitas vezes emitido na revelação correspondente. Seus sofrimentos, portanto, tornou-se muitas vezes a revelação de Deus para ele. Ele foi purificado, tratado, quebrado e constituído pelo Espírito Santo com a vida divina através de seus sofrimentos. Através de tais experiências de Cristo em seus sofrimentos, ele, como Paulo, foi preparado e posicionado para receber a revelação do Senhor.

Meios de Ministério

Rico ministério de Watchman Nee de vida foi o tema de sua revelação e do sofrimento. Ele usou oito diferentes meios para realizar o ministério trabalhado nele pelo Senhor: pregar o evangelho, ensinar a Bíblia, viajar, contatar pessoas, correspondendo com as pessoas, a realização de conferências, a realização de treinamentos e produção de publicações.

Watchman Nee não só falava freqüentemente tanto privada como publicamente, mas ele era também um escritor prolífico. Suas publicações incluídas folhetos evangelísticos, revistas, jornais, boletins informativos, livros, hinários, e uma carta de profecias bíblicas. Para mais detalhes sobre seus escritos e uma lista de títulos selecionados, consulte Publicações.

Relação com Witness Lee

Co mais de Watchman Nee, Witness Lee foi trabalhador. Tendo sido criado como Batista do Sul, Witness Lee foi salva em 1925 na idade de dezenove anos. Esse ano Witness Lee começou a procurar conhecer a fundo a Bíblia e artigos encontrados Watchman Nee e publicações como a mais proeminente em verdades bíblicas. Ele logo começou a se corresponder com Watchman Nee e ficou surpreso que alguém apenas dois anos mais velha que ele, como um cristão maduro. Não foi até 1932, quando Witness Lee convidou Watchman Nee a Chefoo, que os dois tiveram seu primeiro contato pessoal. Durante o tempo em que começaram a gastar juntos, estresse Watchman Nee sobre a vida divina, em vez de conhecimento causados Witness Lee comunhão com o Senhor para aprofundar e crescer mais íntimo. No mesmo ano, os fiéis começaram a se reunir na casa de Witness Lee, no ano seguinte, este encontro foi prosperando. Devido às necessidades da igreja, tanto homens acreditavam que o Senhor desejar Witness Lee para servi-lo em tempo integral. Aumentou seu tempo juntos, durante o qual Watchman Nee continuamente aperfeiçoado e testado Witness Lee, preparando-o a assumir mais responsabilidade. Percebendo que a obra do Senhor na China deve ser único e que Ele havia começado em Xangai por Watchman Nee, Witness Lee mudou-se para Xangai, em 1934, para ser capaz de trabalhar mais estreitamente com Watchman Nee. Eles trabalharam, sofreram, difundir o trabalho, recebeu a revelação, e trouxe em revivals juntos. Brother Lee editado publicação The Christian 1934-1940 Watchman Nee, e foi seu padrinho de seu casamento.

Com medo de aniquilação pela incursão do comunismo, Watchman Nee enviado Witness Lee e alguns outros para Taiwan em 1949 para continuar a trabalhar lá. O último contato entre Watchman Nee e Witness Lee foi em março de 1950 em Hong Kong, vinte e cinco anos após a primeira Witness Lee sabia de Watchman Nee. Naquele tempo, os dois tinham comunhão extensa sobre o retorno de Watchman Nee, para o continente. Ele disse Witness Lee, "O que vamos fazer com tantas igrejas no continente? Devo voltar para cuidar deles e ficar com eles para o testemunho do Senhor."

Martírio

Watchman Nee foi guiado pelo Senhor para permanecer na China continental apesar da ameaça do comunismo e sacrificar a tudo pela obra do Senhor ali. Nesse aspecto, ele era como o apóstolo Paulo em Atos 20:24: "Mas eu considero a minha vida sem conta como se preciosa para mim mesmo, para que eu possa terminar minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus. .. " No que diz respeito a sua decisão, o irmão Hsu Jin-chin testificou o seguinte:

Antes que o irmão Nee deixasse Hong Kong, irmão Lee o aconselhou muitas vezes para não regressar ao continente. Mas o irmão Nee disse, "Se a mãe descobriu que sua casa estava pegando fogo, e ela mesma estava fora da casa fazendo a lavanderia, o que ela faz? Embora ela percebeu o perigo, ela não se apressar em casa? Embora eu saiba que meu retorno é cheio de perigos, eu sei que muitos irmãos e irmãs estão lá dentro. Como eu não posso voltar? "Irmão Lee acompanhou-o três vezes para trás do ônibus para sua casa em Diamond Hill ...

Watchman Nee foi preso pelos comunistas em março de 1952 por professar fé em Cristo, bem como a sua liderança entre as igrejas locais. Ele foi julgado, falsamente condenado e sentenciado a prisão em 1956 a quinze anos. Durante todo este tempo, apenas sua esposa teve permissão para visitá-lo. Embora não haja nenhuma maneira de saber o que ele experimentou do Senhor durante sua longa detenção, suas últimas oito cartas nos dão um vislumbre dos seus sofrimentos, sentimentos e expectativas durante o confinamento. Apesar da censura da prisão não permitir que ele mencionasse o nome do Senhor em suas cartas, em sua última carta, escrita no dia de sua morte, ele aludiu a sua alegria no Senhor: "Na minha doença, eu ainda permaneço alegre no coração.” Watchman Nee estava praticando a palavra do apóstolo Paulo em Filipenses 4:4: "Alegrai-vos sempre no Senhor". Ele morreu em cativeiro em sua cela no 30 de maio de 1972. Humanamente falando, ele morreu na miséria e na humilhação. Não é um parente ou irmão ou irmã no Senhor estava com ele. Não houve a devida notificação da sua morte e nenhum funeral. Ele foi cremado em 1 de junho de 1972. Sua esposa havia morrido seis meses antes, assim que era sua irmã mais velha que foi informada de sua morte e cremação. Ele recuperou as suas cinzas, e eles foram enterrados com a Sra. Nee em sua cidade natal de Kwanchao no condado de Haining, província Chekiang. Em maio de 1989, as cinzas de Watchman Nee e sua esposa foram transferidas e enterradas no "Cemitério Cristão em Shiangshan na cidade de Soochow da província de Kiangsu.

O seguinte é uma consideração pela sobrinha do irmão Nee, que acompanhou a irmã mais velha da Sra. Nee à exploração do trabalho para pegar suas cinzas:

Em junho de 1972, recebemos um aviso da exploração do trabalho que o meu tio-avô havia falecido. Meu filho mais velho avós e eu corremos para a fazenda de trabalho. Mas quando chegamos lá, ficamos sabendo que ele já tinha sido cremado. Nós só conseguia ver suas cinzas.... Antes de sua partida, ele deixou um pedaço de papel debaixo do travesseiro que tinha várias linhas de palavras grandes escritas com uma mão trêmula. Ele queria dar testemunho da verdade que ele mesmo até sua morte, com a sua experiência ao longo da vida. Isso é verdade, "Cristo é o Filho de Deus que morreu para a redenção dos pecadores e ressuscitou depois de três dias. Essa é a maior verdade do universo. Eu morrer por causa da minha crença em Cristo. Watchman Nee." Quando o oficial de da fazenda nos mostrou este papel, eu orei para que o Senhor me deixou rapidamente recordá-lo pelo coração ...

Meu tio-avô havia falecido. Ele foi fiel até a morte. Com uma coroa manchada com sangue, ele passou a ser com o Senhor. Embora Deus não cumprir seu último desejo, para sair vivo para participar de sua esposa, o Senhor preparou uma coisa ainda melhor, eles estavam reunidos diante do Senhor.

Durante o aprisionamento de Watchman Nee, ele foi confinado, mas o seu ministério não foi preso (2 Tm. 2:9). Sob a soberania do Senhor, seu ministério se espalhou pelo mundo inteiro como uma fonte rica de vida para todos os cristãos.

Seu último peso foi pelas igrejas como a casa de Deus, o tabernáculo de Deus. Apesar do seu próprio tabernáculo físico (corpo físico) tem sido tomada para baixo, as igrejas, as quais eram tão queridas em seu coração, não só sobrevivendo, mas continuam a crescer vigorosamente e a se espalhar por toda a terra. Na época que Watchman Nee foi preso em 1952, cerca de quatrocentas igrejas locais haviam sido levantadas na China através de sua vida e ministério. Além disso, mais de trinta igrejas locais foram levantadas nas Filipinas, Singapura, Malásia, Tailândia e Indonésia. Hoje o Senhor tem multiplicado as igrejas locais a mais de 2.300 em todo o mundo através dos ricos e fiéis ministérios de Watchman Nee e Lee Witness.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Como o Apostolo Paulo Disse: Ouvi Tudo Retende o que for Bom.