3 de fev de 2010

A INTEGRIDADE DA PALAVRA DE DEUS - Série Estudo Bíblicos

- A INTEGRIDADE DA PALAVRA DE DEUS -


• A palavra INTEGRIDADE significa: Digno, Reto, Honesto, Correto, Inatacável, Pleno, Completo, Perfeito, Exato, Incorruptível. Todas estas qualidades são inerentes a Palavra de Deus. Além do mais, pôr ser Ela a exata expressão de Deus, podemos dizer que é imutável.

• A Constituição de uma Nação é o manual para todas as suas leis, assim como o Código Penal também o é para julgamento de acusações e/ou absolvições. A Bíblia é a Palavra de Deus e, portanto o manual e fonte de vida e oração de todos os crentes. A Palavra de Deus representa o próprio Deus para nós.

• Isaías 55.11 -... não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei. Deus está dizendo que sua Palavra produzirá o que ela diz antes que volte para Ele. Isto depende de nós, de nossa fé. Mas, se Deus disse será cumprido.

• Vejamos uma situação em estejamos sofrendo uma perseguição. Is 54.17 declara: Não prosperará nenhuma arma forjada contra ti... A Palavra vem do trono para o nosso coração. Devemos crer e devolvê-la para Deus, em oração dizendo: "Pai, eu te louvo e te agradeço por Tua Palavra, porque Ela diz que nenhuma arma forjada contra mim prosperará. Tu farás cair na minha presença todos os inimigos que se levantaram contra mim: por um caminho saíram contra mim, mas por sete caminhos fugirão da minha presença" (Dt 28.7). Tu és meu escudo e proteção em todas as perseguições que vieram contra mim, em Cristo Jesus sou mais que vencedor.

• As circunstâncias, dificuldades ou perseguições que passamos são deste mundo. Mas a Palavra nos diz em Jo 16.33 - No mundo tereis aflições. Mas tende bom ânimo! Eu venci o mundo. Com isto Jesus está dizendo: Não temam, olhem para mim, olhem para a Palavra. Eu me colocarei entre vocês e cada ataque do mundo contra vocês. Tenham a visão de Jesus interpondo-se entre você e a situação problemática. É aí que está a diferença. Devemos DECLARAR com fé e ousadia a Palavra. Pai, obrigado porque estas coisas que estão passando por mim, fazem parte do mundo e a vitória já é minha, porque Jesus já venceu o mundo e eu sou mais que vencedor por meio dAquele que me amou.

• Agindo assim estaremos dizendo: "Está escrito... é isto mesmo Senhor. Concordo, creio, reivindico, aproprio-me da Tua promessa, da Tua Palavra, da Verdade. Agindo assim, estamos orando a Palavra e devolvendo-a para Deus carregada de fé. Hb 11.6 - ... sem fé é impossível agradar a Deus... A Palavra produziu seu efeito em nós antes que fosse devolvida ao Pai, em forma de oração e de fé. Temos que estar de acordo com Ela.

• No capítulo 1 do livro de Gênesis, vimos várias vezes: "Disse Deus". Deus usa a Sua Palavra como sementes, ou seja, Deus semeou a Sua Palavra e criou tudo o que existe, tudo o que podemos ver. Em Lc 8.11 diz que a semente é a Palavra de Deus. Então, quando a confessamos é como regá-la. Sementes plantadas e regadas terminam germinando e depois dão frutos. Aleluia!

• Sl 138.2 -... pois magnificaste acima de tudo o teu Nome e a Tua Palavra. Deus se revela em Sua Palavra. Ela é a expressão dEle mesmo, a manifestação de sua pessoa. A integridade do próprio Deus se manifesta em Sua Palavra. Lc 21.33 - Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar.

• É difícil dar definição de Deus. Um dos melhores processos para defini-lo é através da descrição de suas qualidades, seu caráter ou características, as quais damos o nome de atributos. 2 Co 13.1 - ... Pela boca de duas ou três testemunhas será confirmada toda a palavra.



1) Deus é Onipresente - Isto significa que Ele está presente em todo lugar ao mesmo tempo. (Jr 23.24 / Sl 139.7)

2) Deus é Onisciente - Isto significa que Ele sabe todas as coisas, conhece cada pensamento e cada ação do homem.

(Sl 139. 1-3 / Mt 9.4 )

3) Deus é Onipotente - Isto significa que Ele tem todo poder. Pelo seu poder, Ele criou o universo e o mantém sob seu controle.

(Mt 19.26 / Lc 1.37 )

4) Deus é Eterno - Isto significa que Ele não teve princípio e nunca

terá fim. Ele é a própria eternidade, o início e o fim.

(Sl 90.2 / Ap 1.8 )

5) Deus é Imutável - Isto significa que Ele não muda nunca, que é o

mesmo sempre. (Ml 3.6 / Hb 13.8)

6) Deus é Santo - Isto significa que Ele é absolutamente puro e sem

Pecado. Ele abomina o pecado e ama a bondade.

(Is 6.1-3 / Ap 4.8 / Lv 11.44 )

7) Deus é Justo - Isto significa que tudo quanto Ele faz é correto e

sem falhas. Ele cumpre todas as suas promessas.

(Sl 119.137 / 1 Jo 1.9 / 2 Tm 4.8)

8) Deus é Amor - Isto significa que Ele mesmo abominando o pecado, ama os pecadores. (Jo 3.16 / 1 Jo 4.8 / Sl 103.17)

• Deus é a própria Palavra. O caráter de Deus é o caráter de Sua Palavra.

• O homem ao nascer de novo, nasce da Palavra, nasce de Deus. Pela fé na Palavra de Deus. Pelo ouvir a Palavra de Deus.

NASCIDO DA PALAVRA

• Rm 10.17 diz: A fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus. Então:

- Em 1º lugar, ele ouve a Palavra com coração honesto e recebe a semente incorrupível que é a Palavra de Deus. (Lc 8.15)

- Em 2º lugar, o Espírito o convence da verdade. (Jo 16.8)

- Em 3º lugar, ele se arrepende dos seus pecados. (At 3.19)

- Em 4º lugar, libera sua fé e confessa com sua boca (Rm 8.9,10)

• Então esta pessoa é nascida do Espírito mediante a verdade. Passa de criatura a filho de Deus (Jo 1.12) - Ele ouviu a Palavra, creu e passou da morte para a vida ( Jo 5.24 ).

A PALAVRA É ESPÍRITO E VIDA

• A Palavra trata com a vida espiritual do homem (Hb 4.12) diz: ...a Palavra é viva e eficaz, divide alma e espírito e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. Só a Palavra separa o espírito e a alma e só ela discerne os pensamentos e propósitos do homem.

• Ao nascer de novo, o homem tem em seu espírito transformado imediatamente, mas sua alma que é "mente, vontade e emoções" é salva progressivamente com a Palavra da Verdade. A mente é renovada quando a Palavra de Deus é implantada em nossos corações.

• O Espírito e a Palavra operam em conjunto para revelar, manifestar e demonstrar Jesus Cristo, o Filho de Deus. O Espírito e a Palavra são um (1 Jo 5.7 )

• Lembramos que com os ouvidos naturais ouvimos palavras naturais, mas com os ouvidos espirituais ouvimos palavras espirituais. Deus é Espírito, portanto a Palavra é Espírito. (Jo 4.24 / 1 Jo 5.7)

A FÉ VEM PELA PALAVRA

• Fé é confiança, segurança, é a habilidade de confiar no Senhor, na sua Palavra. Fé é a certeza de coisas que se esperam e a convicção de coisas que não se vêem. A fé começa onde a vontade de Deus é revelada. Deus repartiu uma medida de fé a cada um de nós (Rm 12.3) - A fé não vem de nós mesmos, ela é dom de Deus (Ef 2.8) - E esta fé irá crescer cada vez mais, a medida que ouvirmos a Palavra de Deus ( Rm 10.17 ).

• Dentre as muitas maneiras de nos aproximarmos da Palavra de Deus para ouvirmos, aprendermos e praticarmos para nos enchermos de fé é:

1) Lendo (Is 34.16)

2) Estudando (2 Tm 2.15 )

3) Meditando (Js 1.8 / Sl 1.2)

4) Memorizando (Dt 6.6,7 / Dt 4.9)

5) Usando como arma (2 Co 10.4,5 / Ef 6.10-17 )

6) Confessando (Dt 30.14 / Mc 11.23,24)

7) Orando (Jo 14.14 / Jo 16.24)

• 2 Tm 1.7 diz que Deus não nos deu espírito de medo, mas de poder, amor e moderação. O medo anula nossa fé.

• Tenhamos fé na Palavra de Deus e na sua integridade porque todas as promessas de Deus para nós são acompanhadas de um sim e um amém.