3 de abr. de 2018

OS 3 FUNDAMENTOS PARA SE CONSTRUIR UM FUTURO PRÓSPERO


Por Tiago Brunet


É Você quem leva a Vida ou é a Vida quem te Leva?

A verdade é que a vida vai sempre nos levar para o caminho contrário ao do propósito de Deus.
Por isso é tão importante parar de seguir o conselho do “profeta” Zeca Pagodinho que diz:
“Deixa a vida me levar, vida leva…”
Brincadeiras a parte, quando você deixa a vida te levar, tenha em mente que ela vai te levar é para o buraco, por que não há nada que a vida te ofereça de diferente ou melhor do que aquilo que Deus já reservou para você.
E eu sei que provavelmente você está pensando agora: Mas Tiago, isso é lógico.

Os Próximos 10 anos da sua Vida

É, mas ainda assim, muitos jovens não perceberam que estão vivendo uma fase em que os próximos 10 anos das suas vidas serão determinados pelas decisões tomadas nos próximos dias, meses e anos.
Decisões que vão mudar e determinar completamente o seu futuro, como por exemplo:
  • Casamento;
  • Faculdade;
  • Profissão.
Claro que existem pessoas que não vão se casar. Outros se tornarão missionários, porém, estes são excessões.
O objetivo deste artigo é falar sobre a regra, não a excessão. Esta mensagem é voltada para as pessoas que – em sua maioria – vão ter uma vida normal, casar e procurar um emprego.

A Sua Grande Vantagem

Especialmente para os jovens, há uma enorme vantagem aqui, pois grande parte destas principais decisões da sua vida você ainda não tomou.
Isso significa que você pode se tornar um dos próximos presidentes do Brasil, o novo Steve Jobs, um missionário ou um grande pastor. Você pode ser qualquer coisa que quiser, por que ainda não tomou as principais decisões que irão definir para onde vai e o que você vai ser.
E por enquanto, você tem algum histórico. Pode ter sido algum problema na infância, uma rejeição ou algum tipo de abuso. Ou pode ser que você tenha tido uma infância normal, porém, sem grandes sonhos ou expectativas.
O máximo que você tem que lidar hoje é com um pequeno lastro, um pequeno histórico que tem como jovem adolescente, mas na verdade, as grandes dores da vida, as grandes decisões que vão mudar tudo, ainda estão por vir.
E é por isso que recomendo a você a leitura do livro do apóstolo Tiagocapítulo 1:5-8.

Os 3 Fundamentos da Prosperidade

A partir destes versículos vamos entender 3 coisas que em geral os jovens da nossa geração não tem. Logo, se você tiver estas 3 coisas, você sai na frente de muitos.
Se você aplicar estes 3 fundamentos, as principais decisões da sua vida estarão garantidas. Isso significa que os teus próximos 10, 15 ou 20 anos estarão centrados na vontade de Deus.
Tiago 1:5 diz assim: “E, se alguém de vocês precisa de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá liberalmente, e a ninguém nega”.
Portanto, a primeira coisa que falta a esta geração de jovens e adolescentes é Sabedoria. E já vou te explicar porque.
Tiago 1:6 diz assim: “Peça, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte”.
A segunda coisa que falta é: Fé.
Atualmente todo mundo duvida de tudo. E a bíblia diz que aquele que duvida é igual a onda do mar, que vai e volta, vai e volta e fica “naquela vida”.
Então primeiro temos a falta de Sabedoria e segundo, a falta de .

Mas o que é Fé?

Fé é aquilo que você revela acreditar quando está em apuros.
Momentos de adoração por exemplo não tem nada a ver com fé. Uma pessoa que se converteu ontem pode entrar em sua igreja e adorar igual a você que está lá há anos.
É natural que qualquer pessoa se adapte ao ambiente que está.
É como em uma festa com ambiente dançante. Você pode até não gostar, mas com o passar das horas, seu corpo começa naturalmente a se manifestar e, em pouco tempo, você se vê dançando.
Entenda, as pessoas se adaptam muito fácil ao ambiente em que estão. Por isso que eu digo que a adoração não tem relação com a Fé.
Agora, você revela fé mesmo é no dia mau.
No dia difícil, no dia em que deu tudo errado. Quando você está em um lugar em que ninguém acredita no que você acredita. Quando todo mundo está apontando o dedo para você. Quando você é humilhado, quando as pessoas falam que o que você está dizendo é mentira.
É neste momento que você expõe o que você realmente acredita.
Isso é que é Fé.
Por isso que a bíblia diz: “em nada duvidando”, por que a duvida é um problema da nossa geração. E já voltaremos a ela.
Tiago 1:7 diz assim: “Não pense tal homem que receberá do senhor alguma coisa”.
Neste período de juventude e adolescência você vai pedir muitas coisas a Deus. Você vai chorar por namorado ou namorada. Vai pedir ajuda para conseguir aquele emprego, ajuda com a faculdade.
E a bíblia diz no versículo 7: “não pense que você vai receber alguma coisa de Deus”.
Porque? Por que quando você pede, você pede duvidando. No seu íntimo, você questiona: mas será?
Vou te dar um exemplo:
Se você já teve que ir para algum lugar em que não conhecia o caminho e utilizou um aplicativo, como por exemplo o Waze, certamente,já deve ter passado pela seguinte situação:
– A 800 metros, vire a esquerda.
E o que você fez? Você virou.
Agora quando você ora pedindo: “Deus, mostra pra mim a pessoa que eu tenho que casar”. E Deus responde: “A 30 metros, vire a direita”. Você olha para a pessoa (não gosta da aparência dela) e fala assim: “Senhor, preciso de 3 confirmações”.
Percebe a diferença?
No Waze você acredita, mas para a voz de Deus, você precisa de 3 confirmações. Logo, a dúvida e a inconstância atrasam o seu futuro.
Tiago 1:8 diz assim: “Porque que quem tem o coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos”.
Mas o que é um coração dobre? Coração dobre é aquele com duplo sentimento, dupla vontade, duplo desejo e duplos pensamentos.
Então, voltamos as 3 coisas que estão faltando a esta geração:
  • Sabedoria
  • Constância.
O livro do apóstolo Tiago é claro: “se você precisa de sabedoria, peça a Deus”. Repare que ele não se refere a idade, logo, podemos concluir que sabedoria não é algo exclusivo para os mais velhos, mas sim para quem pede a Deus.

Porque que eu preciso de Sabedoria?

Porque sem sabedoria, você vai escolher a faculdade errada, a pessoa errada. Sem ela, você vai escolher pelo que o olho vê.
E somente a sabedoria já viu o futuro.
O livro de Jó 28.12 diz que a sabedoria não habita na terra dos viventes, que ela está na eternidade. Ela já viu tudo.
Sem sabedoria você não sabe com quem anda. Na juventude por exemplo, queremos andar com todo mundo. O problema é que aprendemos inconscientemente com quem caminhamos.
E a bíblia diz assim em Provérbios 22“Não ande com o briguento, porque você vai aprender os seus caminhos e vai fazer um laço para a sua alma”.
E o que é alma?
Sentimentos, emoções, intelecto, vontades… ou seja, você começa a andar com quem é briguento e inconscientemente vai aprendendo, fazendo um laço para o seus sentimentos, um laço para as suas emoções.
No entanto, Provérbios 13:20 diz também: “aquele que caminha com os sábios será cada vez mais sábio”, porque justamente você aprende com quem anda.
O fato é: com sabedoria, eu sei com quem eu ando e com quem eu não devo andar nesta fase da minha vida. Porque lembre-se: as decisões mais sérias da sua vida, você irá tomar agora.
Por exemplo: eu tenho 36 anos. Hoje eu estou apenas administrando as decisões que eu tomei anos atrás. Casei há 12 anos, fiz faculdade a alguns anos atrás, decidi o que eu queria fazer a alguns anos atrás. Hoje eu administro estas decisões.
No entanto, muitos adolescentes pensam assim: mas se eu quiser,eu mudo!
E por falta de sabedoria tomam uma decisão de por exemplo fazer Medicina, para somente depois de 6 ou 7 anos chegarem a conclusão de que não era aquilo que queriam.
E porque isso acontece?
Por que na fase da adolescência você abre mão da sabedoria por causa das coisas que está vendo. Mas a bíblia diz que “Deus não vê como você vê”. Ele está atento ao coração.

Os Perigos da Falta de Sabedoria e da Fé

Portanto, sem sabedoria, você não vai saber com quem andar, como decidir, o que decidir e pior, estas serão as principais decisões da sua vida. E depois, vai ter que lidar com isso pelo resto da sua caminhada.
Acredite em mim: más decisões farão com que você sofra muito no futuro.
Então voltamos a bíblia que diz: “quando você precisar, peça a Deus sabedoria. E se precisar, peça com fé, em nada duvidando, porque se você duvidar, você vai ser como a onda do mar que vai de um lugar para o outro. E não pense que você vai receber alguma coisa de Deus”.
dúvida não é uma possibilidade para quem serve a Deus. Repare nas crianças, elas não duvidam de nada, você já percebeu? Inclusive é por isso que a bíblia diz: “se você quer estar no reino dos Céus, você terá que ser como uma criança”.
Sabe porque a criança não duvida?
Porque é o Pai que está contando. Só que a medida em que vamos crescendo, começamos a questionar e criticar o que o Pai diz. Agora adolescente, seu Pai conta a mesma história que contava quando era criança e você diz: mas pai, eu sei que isso é mentira.
O fato é: a criança não duvida do impossível. Ela não duvida do improvável. E é por isso que a bíblia diz que você tem que ser como alguém que não duvida.
Pedindo sem duvidar.

O Incostante

Apesar da sabedoria ser algo impressionante, a fé ser algo relevante para mudar a sua história, o ânimo dobre é o que tem matado muita gente.
  • Um dia quer, um dia não quer.
  • Um dia está feliz, no outro quer se matar.
Pessoas inconstantes não chegam a lugar nenhum.
Imagine você se grandes homens empreendedores, homens que influenciaram governos, missionários que mudaram nações tivessem ânimo dobre? fossem inconstantes no que decidiram, inconstantes no que estavam fazendo, inconstantes nas missões em que estavam inseridos?
A inconstância não é para você.
O ânimo dobre não é para você. A falta de fé não é para você, a falta de sabedoria não para você. Estas são as 3 coisas que estão enfraquecendo a nossa geração. E é por isso que você precisa entender estes 3 fundamentos.
constância é o que atrai a atenção de Deus para que Ele deposite a confiança em você.
Por que você acha que José conquistou o trono aos 30 anos de idade?
Por que ele sempre foi o mesmo, mesmo sendo vendido para os ismaelitas, mesmo trabalhando na casa de Potifá, mesmo estando na prisão. E principalmente, o mesmo quando assumiu o trono de faraó. Foi a constância de José que fez com que Deus confiasse algo maior na vida dele.
E a biblia diz que: “a pessoa de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos”, nos sentimentos, na emoções, na vida financeira e na vida espiritual. Em outras palavras, esta pessoa vai reclamar na adolescência, vai reclamar quando tiver que casar, depois de casado, reclamar quando for empregado, porque o inconstante está sempre reclamando.

Os Olhos Insaciáveis do ser Humano

O fato é o que o ser humano nunca está satisfeito. A bíblia diz que: “os olhos do ser humano são insaciáveis”. Por isso que eu o aconselho: busque com todas as suas forças a sabedoria, a  e a constância.
Se o fizer, nada será impossível para você nos próximos anos. Você poderá se tornar um grande empreendedor, um missionário ou governante ou que você quiser.
Basta parar de reclamar e começar a fazer.
Porém, infelizmente é mais fácil criticar do que fazer. Como muitos de nós não possuem sabedoriaconstância, vamos vivendo pela vida dos outros. Falando da vida dos outros, nos comparando com a vida dos outros. E nisso os nossos anos vão passando.
Por isso preste muita atenção, pois a única moeda de valor que tem é tempo. Você nunca mais vai voltar a ter a idade que tem. Você só tem agora para tomar as decisões que tem que tomar. Por isso que a bíblia diz: “se alguém precisa mesmo, peça a Deus”.
Perceba que a palavra de Deus não diz para você pedir para os seus pais, ela não diz que você precisa de nada externo, de nada que você não possa controlar como por exemplo: a família onde você nasceu.
A família onde você nasceu, você escolheu? Não! Mas a família que você vai formar, esta você pode escolher.
O que é inevitável, já está nas mãos de Deus. Agora, o que dá para você escolher, Ele está contando que você tome as decisões com sabedoria.

O Exemplo Arrasta Multidões

Encerro dizendo o seguinte: se você ainda não faz o que Jesus mandou você fazer, não diga que você é crente na escola, trabalho ou qualquer outro lugar, porque você está “queimando o filme” dos crentes.
Por que você fala que é crente, o seu amigo armazena esta informação.Um dia você chega na escola por exemplo e diz alguma bobagem como: quem a minha mãe pensa que é.
Neste momento, o seu amigo – que não é crente – vê que o seu comportamento não condiz com o quem você diz ser.
As pessoas só vão reconhecer Jesus em você quando você tiver o amor de Jesus. Elas só vão reconhecer Jesus em você quando tiver a constância que Cristo tinha. Só vão reconhecer Jesus em você quando você tiver a fé que ele ensinou e a sabedoria com que ele andou nesta terra.
Então perceba algo importante: Você só não esta arrastando uma multidão atrás de você, porque você fala mais do que faz. Porque quem faz, não precisa falar. Ele arrasta com o exemplo.
Mas você só vai conseguir ser este exemplo que anseia em ser, se tiver sabedoria, fé e constância. No dia bom e no dia mau, você precisa ser o mesmo.
Quando fizer isso, você conseguirá abrir o coração das pessoas para ouvirem a verdade que você quer declarar. Pois todo aquele que realmente pratica a palavra de Deus é um grande evangelista.
Não importa o que você vai ser. Uma coisa eu sei: todo mundo tem um chamado para evangelizar, porém, as pessoas só vão acreditar quando virem você fazendo o que a bíblia diz para fazer.
Quando virem Sabedoria e Constância em tudo o que você faz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Como o Apostolo Paulo Disse: Ouvi Tudo Retende o que for Bom.