2 de ago. de 2014

Humildade de Coração - Natan Rufino

2 Samuel 16.5-11
5 Quando o rei Davi estava indo em uma viagem e chegou à cidade de BaurimSIMEI, um dos parentes de Saul, FOI ENCONTRAR-SE COM ELE e começou a AMALDIÇOÁ-LO [o contrário de bendizer, falar bem].
6 Simei começou também A JOGAR PEDRAS EM DAVI e nos seus oficiais, apesar de o rei estar rodeado pelos seus homens e pelos guardas pessoais.
7 ELE AMALDIÇOOU DAVI e disse: – FORA DAQUI, assassino! Criminoso!
8 Você tomou o reino de Saul. O SENHOR DEUS O ESTÁ CASTIGANDO por você ter matado tantas pessoas da família de Saul. Agora Deus entregou o reino ao seu filho Absalão, e VOCÊ ESTÁ ARRUINADO, seu assassino!
9 Então Abisai disse ao rei: – POR QUE O SENHOR PERMITE QUE ESTE CACHORRO O AMALDIÇOE? DEIXA QUE EU vá lá cortar a cabeça dele!
10 – Vocês não têm nada com isso! – respondeu o rei a Abisai e ao seu irmão Joabe. – SE foi o SENHOR Deus quem mandou que este homem me amaldiçoasse, quem tem o direito de perguntar por que é que ele está fazendo isso?
11 E Davi disse a Abisai e a todos os seus oficiais: – Se o meu próprio filho Absalão está tentando me matar, POR QUE EU FICARIA ADMIRADO se este membro da tribo de Benjamim quisesse fazer o mesmo? Deixem esse homem em paz. DEIXEM QUE ELE AMALDIÇOE…
12 Pode ser que o SENHOR OLHE PARA A MINHA AFLIÇÃO E ME DÊ ALGUMAS BÊNÇÃOS EM LUGAR DESTAS MALDIÇÕES.
Algumas semanas depois….
2 Samuel 19.15-23
15 quando o rei Davi voltou…
16 SIMEI, o benjamita, da cidade de Baurim, FOI DEPRESSA ao rio Jordão PARA SE ENCONTRAR com o rei Davi.
18 Simei SE JOGOU NO CHÃO, em frente do rei Davi,
19 e disse: – Ó rei, EU PEÇO QUE PERDOE O MAL QUE LHE FIZ no dia em que o senhor saiu de Jerusalém. ESQUEÇA o que eu fiz; NUNCA MAIS PENSE nisso.
20 EU SEI QUE FIZ UMA COISA ERRADA e é por isso que sou a primeira pessoa das tribos do Norte a vir encontrá-lo hoje.
21 Então Abisai disse: – SIMEI DEVERIA MORRER POR TER AMALDIÇOADO [o contrário de bendizer, falar bem] aquele que DEUS ESCOLHEU COMO REI.
22 Mas Davi disse a Abisai e ao seu irmão Joabe: – Quem pediu a sua opinião? Vocês estão querendo me criar problemas?
23 E DISSE Davi A SIMEI: – EU JURO QUE VOCÊ NÃO SERÁ MORTO…
Davi estava sofrendo todas as consequências do seu pecado com Bate-Seba exatamente como havia profetizado o profeta Natã, mas a atitude de Davi durante o processo demonstra a razão porquê ele tem sido tão admirado entre os personagens da história bíblica:
  1. Foi chamado de “homem segundo o coração de Deus”;
  2. Jesus é chamado de “filho de Davi”;
  3. E, mesmo tendo sido seu pecado maior e mais grave do que o de Saul, seu reino não fora retirado por Deus como este fizera com Saul por um pecado infinitamente inferior.
Quando errarmos, devemos aprender com Davi a manter a atitude correta diante de Deus, sabendo que:
  1. Ele nos chama,
  2. Ele nos castiga e 
  3. Ele nos consola enquanto nos guia nesta vida.
Mantenha seu coração puro e uma consciência limpa, pois Deus que enxerga muito bem este lugar secreto, te recompensará em público.
Aprenda com Davi e NÃO guarde rancor dos que te amaldiçoam e falam coisas ruins a teu respeito, ponha os olhos em Deus e tenha misericórdia dos homens, pois como você, eles também pecam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Como o Apostolo Paulo Disse: Ouvi Tudo Retende o que for Bom.