25 de jun de 2013

A lei da semeadura - Shirla Lacerda







Hoje, eu gostaria de falar sobre a lei da semeadura. Todos nós entendemos que Deus estabeleceu a lei natural da terra em Gênesis 8:22: “Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão”.
A semente produzirá segundo a sua espécie, de acordo com Gênesis 1:11-12. Isto é uma lei natural em movimento. A lei natural determina que se você plantar uma semente de laranja colherá laranja. Uma semente de uva nunca produzirá melancia ou manga. Toda semente produz segundo a sua espécie.
Foi assim que Deus constituiu a lei da semeadura na terra. Contudo, lemos em Romanos 8:9:Vós, porémnão estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
Nós estamos no Espírito! Isto nos mostra que existe uma lei superior à lei natural estabelecida em Gênesis  Em Romanos 1:9 diz Porque Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, me é testemunha de como incessantemente faço menção de vós.”Se servimos a Deus no espírito, nós vivemos no espírito, e também semeamos no espírito.
A lei de Gênesis não se aplica literalmente quando operamos no reino do espírito.O reino do espírito é superior à lei natural.Quando você planta em fé (ato espiritual) você ultrapassa a lei natural. Em Hebreus 7:8, lemos:E aqui certamente tomam dízimos homens que morrem; ali, porém, aquele de quem se testifica que vive.
O ato de “dar” é um ato espiritual. Seja dar os dízimos, ofertas ou simplesmente plantar na vida de outras pessoas. A grande maioria das pessoas não conecta seus corações no momento em que está dizimando e ofertando na Igreja, ou até mesmo semeando algo na vida de outra pessoa. Precisamos ter uma revelação de que, quando damos, estamos abrindo portas no mundo espiritual para que coisas maiores e melhores aconteçam na nossa vida e na nossa família.
No reino do espírito, quando você planta ou semeia dinheiro você não necessariamente colhe dinheiro.A sua atitude de dar no reino do espírito libera coisas para sua vida, coisas que o dinheiro não poderia comprar.
Em Gênesis 17 – Deus se manifestou a Abraão como El-Shaddai – O Todo Poderoso – Ele é tudo o que você precisa que Ele seja.  Devemos nos lembrar de que, em Gênesis 14:20, Abrão dá o dízimo de tudo quanto ele tinha e que, em Gênesis 15:1, diz “Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão…”. Depois de quais coisas? Depois de ele ter se mostrado fiel na área financeira dando o dízimo de tudo. Então, veio a palavra do Senhor:Não temas, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão. A sua liberalidade moveu Deus de tal forma que Ele se manifestou através de uma visão. Depois que Abrão deu o dízimo (um ato espiritual), Deus fez uma aliança com ele prometendo-o uma descendência (Gênesis 15:8-18).Não quero dizer com isto que Abrão “comprou” a sua promessa, até porque bênçãos não podem ser compradas. Deus já havia feito a promessa para ele em Gênesis 12. Mas o que quero dizer é que a liberalidade de Abrão trouxe a manifestação de Deus em sua vida.
Em II Reis 4:8-17, a sunamita fez um quarto para o profeta Eliseu. A Bíblia diz que esta mulher era de influência na cidade, ela era rica. Quando o profeta recebe a sua semente (um quarto de descanso para quando passasse por ali), ele quis agradecê-la dando alguma coisa que ela ainda não tinha. Eliseu procura fazer alguma coisa por ela (verso 14), e, nos versos 15-17, o profeta declara que ela teria um filho. A resposta dela mostra que aquela mulher tinha o desejo no coração de ter um filho, mas, devido às circunstancias naturais, ela não podia. Ela diz, no verso 16,Não meu senhor, homem de Deus, não minta à tua serva.  Em outras palavras, ela disse não brinque com os meus sentimentos. Aquela mulher recebeu o milagre de ter um filho com um marido que a Bíblia diz ser velho porque simplesmente plantou na vida dele alguns tijolos, cama, mesa, cadeira e candeeiro. Tijolos, cama, mesa, cadeira e candeeiros não podem naturalmente trazer nenhum milagre para ninguém. Mas ela recebeu um milagre por ter plantado (um ato espiritual) na vida do profeta de Deus.
 E foi para esta mesma semente, o quarto do profeta, que ela levou o seu filho quando este morreu (verso 21). Ela primeiramente teve o seu milagre por causa desta semente, ela teve o seu milagre de volta da morte por causa desta semente poderosa (versos 32-37). Glória a Deus! É isto que acontece quando você planta em fé! Hebreus 11:35As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos…”
Em I Reis 10:1-13, a rainha de Sabá trouxe grandes riquezas naturais ao rei Salomão. A Bíblia relata camelos carregados de especiarias, muitíssimo ouro, pedras preciosas. Ela entrou em Jerusalém com grande estilo, oferecendo todas estas riquezas naturais ao rei. A sua liberalidade para com o rei Salomão trouxe a ela respostas importantes que ela precisava obter. A Bíblia fala que Salomão respondeu a todas as suas perguntas e nada deixou de declarar diante dela. Em Provérbios 18:16, está escrito: Com presentes o homem alarga o seu caminho e o eleva diante dos grandes. Os presentes da rainha de Sabá trouxeram favor diante de um grande rei e este deu a ela a sabedoria para governar em Sabá. Algo que riquezas naturais nunca poderiam fazer por ela.
Em Êxodo capítulo 12, os Israelitas deram um cordeiro e receberam proteção da morte (verso 13), receberam favor (versos 35-36), provisão (versos 38-39) e libertação (versos50-51).
Em Lucas 5:1-7, Pedro semeou o seu barco para Jesus pregar nele e houve colheita financeira como também um chamado ao ministério, ou seja, revelação do plano de Deus para ele (versos 8-11).Depois de uma noite cansativa e sem nenhum resultado produtivo, Pedro, ao emprestar o seu barco a Jesus, ficou ouvindo o que Ele dizia. Talvez Pedro estivesse desencorajado por não ter como prover para sua família naquele dia. Quando Jesus acaba de usar o barco, Ele dá uma instrução para que Pedro fosse ao alto mar e lançasse a rede novamente. Pedro deve ter pensado “Jesus, você não sabe o quanto eu trabalhei duro, eu sou um pescador profissional. Eu sei que a esta hora do dia, todos os peixes estão escondidos por causa da claridade do sol. É à noite que eles sobem à superfície”. Mas, no verso 5, ele diz sob as tuas palavras lançarei a rede. A Bíblia diz que quando ele fez o que Jesus havia dito, houve grande pescaria a ponta das redes se romperem. Houve grande provisão para Pedro e toda a sua família porque ele semeou o seu barco no ministério de Jesus. E porque ele fez isto toda a sua vida mudou.
Quando você opera em fé no ato de dar, a sua semente suprirá seja qual for a sua necessidade.Deus é galardoador daqueles que o buscam. Nos exemplos acima, vimos Deus se manifestar de várias formas a pessoas de vários níveis. Ele foi El-Shaddai (Tudo que você precisa) na vida de tantos outros homens e mulheres que nem foram citados neste texto.
Ele é o nosso El-Shaddai também. Deus é tudo o que você precisa! Ande em amor semeando em fé e a sua semente produzirá grandes colheitas na sua vida e ministério.
Abraço fraterno!