26 de mai. de 2013

Vida íntegra - Guto Emery






Lembro-me de que quando eu me converti e, pouco tempo depois, conheci o pastor Bud e ele me fez o convite para morar lá, eu comentei com Suellen (na época ainda minha namorada). Era tudo muito novo e eu fiquei animado. Eu já tinha lido alguns livros de Kenneth E. Hagin e já sabia que a unção também é transmitida por associação.
Não é o estar perto ou encostado fisicamente, mas a influência de alguém, a observação, o servir, ser parceiro, o estudar aquilo que aquela pessoa ensina. Não que isso mude a sua personalidade.
Deus não quer que você seja clone de ninguém, eu tenho o meu jeito, o pastor Bud tem o dele, mas eu peguei muita coisa da unção e da fé dele, mas principalmente aprendi com a integridade dele. Quando você caminha junto com alguém, você é influenciado pelo procedimento ele. Tanto para bom quanto para mal.
Por exemplo, veja o que Salomão falou: “Não sejas companheiro do homem briguento nem andes com o colérico, para que não aprendas as suas veredas, e tomes um laço para a tua alma”  (Provérbios 22:24-25)

Timóteo é um bom exemplo de alguém que se associou com as pessoas certas, principalmente com o apóstolo Paulo. Mas, desde a infância, convivendo com a sua mãe e a sua avó, ele aprendeu as sagradas escrituras.
Eu aprendi muitas coisas boas com o pastor Bud. Uma delas é a não glorificar o problema, mas falar corretamente, pela fé.
Quando ele chegou aqui em Campina Grande-PB, ele nos corrigia porque alguns, até mesmo pastores de outras denominações, por causa das pressões ministeriais, perguntavam: “Pastor Bud, como vai a luta?”. Ele sempre dizia: “Eu não estou lutando, eu estou na vitória”.
Há circunstâncias que nós passamos que, para o apóstolo Paulo, pelas experiências que ele já teve, são “café pequeno. Paulo disse a Timóteo: “Tu tens seguido de perto o meu procedimento, propósito, fé, perseverança e amor, as minhas perseguições, meus sofrimentos que tenho suportado. De todas, entretendo, me livrou o Senhor!” (I Timóteo 3.11).
Eu tenho certeza de que se você perguntasse ao apóstolo Paulo como ia a luta, ele responderia: “Deus sempre me conduz em triunfo”.
De onde nasce essa força para falar dessa maneira? Não é só uma questão de fé, porque esta vem pelo ouvir, mas além das convicções que você tem, é preciso, segundo Pedro, associar algumas virtudes à nossa fé. Uma delas é a boa conduta moral, ou, como dizia Paulo, o “manter boa consciência”.
“Este é o dever de que te encarrego, ó filho Timóteo, segundo as profecias de que antecipadamente foste objeto:combate, firmado nelas, o bom combate, mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé” (1 Timóteo 1:18-19)
Na Bíblia Viva, está traduzido: “Prenda-se firmemente à sua fé em Cristo e viva com a consciência limpa, fazendo o que você sabe que é certo… Alguns fizeram deliberadamente o que sabiam que estava errado e por isso perderam a fé”. Ter apenas a doutrina não é suficiente, mas a consciência limpa é muito importante. Paulo sabia do que estava falando. Veja que, sem a boa consciência, você perde a fé.
Em muitos momentos, Paulo enfrentou, ou se postou diante da circunstâncias, não só com a fé, mas também com a boa consciência, sabendo que nada pesava contra ele, não havia condenação e nem acusação contra ele.
“E, pondo Paulo os olhos no conselho, disse: Homens irmãos, até ao dia de hoje tenho andado diante de Deus com toda a boa consciência” (Atos 23.1)
É possível os homens lhe aplaudirem e a sua consciência lhe acusar. Como também é possível os homens estarem lhe acusando, mas a sua consciência está limpa.
“Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida. Do que, desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas; Querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam” (I Timóteo 1.5-7)
Posso trocar esta palavra “boa consciência” por integridade. Uma vida íntegra vai lhe manter firme diante das circunstâncias.
Integridade não é você nunca errar, porque é possível cometermos alguns deslizes, mas, o que faremos com eles? É preciso atentar para não cometê-los novamente. Integridade é você não está preso em um erro, ou errando porque quer.
João falou sobre o coração acusar, mas Deus ser maior do que o coração. Você deve se arrepender e deixar estes erros. Uma vida de má consciência lhe atormenta e desagrada a Deus. Mas, uma integridade atormenta o diabo e é uma das suas maiores armas.
“Amados, se o coração não nos acusar, temos confiança diante de Deus; e aquilo que pedimos dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante dele o que lhe é agradável” (I João 3.21-22)

Quando nascemos de novo, o nosso coração deixa de ser enganoso e se transforma em uma bússola segura. Quando você erra, você não precisa de um pastor dizendo que aquilo foi errado, pois o seu coração lhe acusa, a sua consciência (a voz do seu coração) pesa. Não viva com isso. Arrependa-se e largue aquele erro. Você é chamado para a santidade.
Ninguém é feliz ocultando pecado. É um engano! Livre-se dos seus erros e livre-se das más associações.
Que você possa se associar com pessoas íntegras para também se tornar um referencial para muitos.  A boa consciência vai lhe deixar mais convicto, seguro e vai lhe promover aonde você estiver.
*Mensagem transcrita de uma ministração de Guto Emery no Centro de Operações do MVV em Campina Grande-PB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Como o Apostolo Paulo Disse: Ouvi Tudo Retende o que for Bom.