19 de fev. de 2016

O Dízimo Hoje

Ministério Internacional Ensinando Cristo às Nações
Fazendo discípulos, ensinando-os... MT 28.18-20/2TM 2.2

O DÍZIMO HOJE
Gênesis 14.12-20 – Hebreus 7.4-10

O dízimos e ofertas são um princípio espiritual e não apenas material.
Podemos comprovar a veracidade desta afirmação analisando o testemunho (experiência) de Abraão.
Há muitos críticos do dízimo na atualidade, dizem eles que hoje na aliança da Graça não temos que devolver os dez por cento, pois afirma que o dízimo era apenas para a aliança da lei. Pois bem vamos ver o que a BÍBLIA tem a nos dizer sobre isso.
Depois da batalha, Abrão que não tinha aparentemente nada a ver com aquela guerra, (pois Ló havia se desligado de Abrão, Gn 13.1-13) ele demonstra alguns princípios muito importantes da vida espiritual, que nos serve de exemplo para nós hoje.
1º - Envolveu-se numa guerra para salvar o seu sobrinho, e acabou salvando outras pessoas e seus bens. - Isso mostra amor ao próximo, altruísmo e compaixão.
2º - Colocou o seu relacionamento com Deus em primeiro lugar:
- Atendeu primeiro o sacerdote do Deus vivo (Melquisedeque) e só depois o rei de Sodoma.
- Deu o dízimo de tudo. (dos melhores despojos diz o livro de Hebreus 7.4b)
- Reconheceu a grandeza do sacerdote, pois lhe deu o dízimo de tudo, recebendo a oração deste.
3º - Não aceitou nenhuma oferta do rei pagão (o rei de Sodoma), no entanto recebeu pão e vinho do sacerdote do Deus Altíssimo, demonstrando nesta atitude, submissão e dependência de Deus, pois estava reconhecendo que o Sacerdote era maior que ele pois era representante do Deus Altíssimo.
 Hebreus 7.4 Considerai, pois, como era GRANDE esse a quem ABRAÃO, O PATRIARCA, PAGOU O DÍZIMO TIRADO DOS MELHORES DESPOJOS.

4º - Reconheceu que foi Deus quem havia lhe concedido a vitória (o que o próprio Melquisedeque reconhece prontamente Gn 14.20) entregando-lhe a décima parte do despojo da guerra, (como era costume dos povos de seu tempo, entregar a décima parte dos seus ganhos a sua divindade).

Entregando o dízimo Abrão estava consagrando tudo o mais a Deus, pois os homens daquela época tinham o costume de pagar tributos, impostos e ofertas a outros reis, mais fortes e poderosos que eles, fazendo assim uma aliança de paz e/ou proteção, um exemplo disso está em Gênesis 21.22-34 quando Abimeleque reconhece que Deus estava com Abrão e mesmo este sendo “maior” que Abrão, (Humanamente falando, pois Abrão estava habitado nas terras de gerar e Abimeleque era rei de gerar, GN 20.15) toma a iniciativa de fazer a proposta da aliança Gn 21.22,23, e Abrão que estava numa posição inferior a Abimeleque (humanamente falando) faz a oferta de ovelhas e bois a este Gn 21.27, fazendo assim aliança de paz Gn 21.32.

Podemos entender por este exemplo que Deus sendo o dono de toda a terra (Salmos 24.1,2) pode exigir do seu povo (aqueles que foram salvos por ele) um tipo de imposto (o dízimo) para o sustento da sua obra (igreja, ministros e obras sociais) aqui na terra.

Há muitos que usam de argumentos filosóficos para refutar a doutrina do dízimo, argumentando veementemente contra a prática do dízimo diz que se devemos dizimar hoje devemos também praticar os outros mandamentos da lei, (como a guarda do sábado, sacrifício de animais e a circuncisão masculina) mais a verdade é que o princípio do dízimo está acima da lei, pois, foi estabelecido muito antes da lei e vemos isso claramente com Abrão quando este se encontra com Melquisedeque, que a Bíblia afirma ser sacerdote do Deus Altíssimo vejamos:

Gênesis 14.18-20
18 Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; era sacerdote do Deus Altíssimo;
19 abençoou ele a Abrão e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que possui os céus e a terra;
20 e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abrão o dízimo.

       O autor da carta aos Hebreus diz que Melquisedeque era maior que Abrão (Hb 7.4) e o considera semelhante ao Filho de Deus (Hb 7.3) fazendo menção do salmo profético de Davi quando o salmista diz: O SENHOR jurou e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque (Sl 110:4).  Declarando assim que a ordem o sacerdócio de Melquisedeque é eterno, assim Cristo é um sacerdote eterno da ordem de Melquisedeque e da mesma forma como Melquisedeque recebeu dízimos da mão de Abrão (muito antes de a lei ser estabelecida em Israel) muito mais digno é Jesus de receber das nossas mãos hoje o dízimo, pois o autor de hebreus afirma positivamente que aqui são homens mortais os que recebem dízimos, porém ali, AQUELE DE QUEM SE TESTIFICA QUE VIVE (Hb 7.8). A benção pronunciada por Melquisedeque sobre Abraão e o fato de que este a aceitou colocaram suas posições relativas fora de dúvida. O autor de Hebreus não considera aqui a natureza dessa benção ele deseja apenas mostrar a superioridade de Melquisedeque sobre Abraão (Hb 7.4).
Paulo, em sua Epistola aos Gálatas, refere-se a isto quando diz: para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido (Gl 3.14 ARA). O apóstolo reforça o argumento dizendo que, as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente, interpretando o Antigo Testamento e declara, Não diz: E aos descendentes, como se falando de muitos, porém como de um só: E ao teu descendente, que é Cristo (Gl 3.16ARA), e conclui dizendo e, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa (Gl 3.29 ARA), isso mostra claramente que hoje recebemos através da fé em Cristo Jesus as bênçãos da aliança de Abraão.

Como Abraão se curvou submisso para receber a benção de Melquisedeque, devemos curvar-nos em humilde submissão a Jesus, o nosso sumo sacerdote eterno, e receber, pela fé, a sua benção. – (Orton H. Wiley – Comentário Exaustivo da Carta aos Hebreus)

Note que Paulo em Gálatas 3.14 faz menção desta promessa dizendo que Cristo se fez maldição em nosso lugar para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido.

Se Abraão nosso pai na fé (Gl 3.7) devolveu o dízimo a um sacerdote que a Bíblia afirma viver até hoje (muito antes da lei de Moisés decretar que o dízimo é santo ao senhor, Lv 27.32), muito mais hoje na Aliança da Graça devemos não só devolver o Dízimo mais devemos consagrar tudo que temos ao Senhor de nossas vidas, e não adianta querermos arranjar desculpas para não devolvermos aquilo que pertence ao Senhor; há alguns que defendem a oferta voluntária e “generosa” ao invés do dízimo, mas pensemos juntos; você caro leitor que quem defende com unhas e dentes a abolição do dízimo deseja mesmo dar “voluntária e generosamente”? Duvido muito. A verdade é que esses tais que defendem a não prática do dízimo são avarentos e gananciosos e não querem assumir a responsabilidade do sustento da obra do Senhor, como a Bíblia repetidamente nos exorta. Pense comigo meu querido irmão o que seria da obra do Senhor se não houvesse fiéis dizimistas na Igreja, qualquer ministro do Evangelho pode comprovar o valor da fidelidade financeira dos seus membros.

Não há outro jeito de sustentar a obra de Deus, oferta “voluntária” é muito boa, mas não requer do ofertante um compromisso mensal com a Igreja; e vamos ser sinceros poderia dar certo em alguns lugares, em algumas igrejas, mas nem todo mundo pensa igual, é diferente com o dízimo, pois a pessoa sabe que tem aquele compromisso com Deus e com a Igreja e separa os dez por cento (10%) sem comprometer o restante do seu salário. O que tenho percebido durante alguns anos de ministério é que quem defende a abolição do dízimo são pessoas que não vivem de tempo integral no ministério, geralmente essas pessoas não se dedicam ao ministério (preferem outro de tipo de atividade que não é a de pastorear pessoas, mas mesmo assim recebem salário da igreja) e tem uma fonte de renda extra e criticam aqueles que se dedicam exclusivamente a obra de Deus, esquecendo-se do que a Bíblia diz em relação ao sustento dos obreiros do Senhor.

MINISTROS TÊM O DIREITO BÍBLICO DE SEREM SUSTENTADOS PELA IGREJA.
Mas aquele que está sendo instruído na palavra faça participante de todas as cousas boas aquele que o instrui (Gálatas 6.6).

Paulo, aqui, faz referência à obrigação de dar sustento àqueles que se afadigam no ensino da Palavra. Ensino repetido em 1Tessalonicenses 5.12:
Agora, vos rogamos, irmãos, que acateis com apreço os que trabalham entre vós e os que vos presidem no Senhor e vos admoestam; e que os tenhais com amor em máxima consideração, por causa do trabalho que realizam.
E mais detalhado em 1Coríntios 9.4-14
Não temos nós o direito de comer e beber? (v 4)
Ou somente eu e Barnabé não temos direito de deixar de trabalhar? (v 6 – Paulo refere-se ao trabalho secular).
Se nós vos semeamos as cousas espirituais, será muito recolhermos de vós bens materiais? (v 11)
Não sabeis vós que os que prestam serviços sagrados do próprio templo se alimentam? E que serve ao altar do altar tira o seu sustento? (v 13). A referência aqui é a Dt 18.1, que permite aos levitas comer partes dos sacrifícios oferecidos no Templo.

De fato, existe o direito bíblico (do qual Paulo abriu mão, pelo menos com relação aos coríntios – 1Co 9.15 – e aos tessalonicenses – 1Tss 2.7,9; 2Tss 3.8-9) de os ministros que vivem de tempo integral no ministério serem sustentados pelas suas congregações:
Assim ordenou também o Senhor aos que pregam o evangelho que vivam do evangelho. (1Co 9.14)...

Algumas citações, entre muitas:
... compartilhai as necessidades dos santos. (Rm 12.13)

... façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé. (Gl 6.10)

Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado. (Ef 4.28)

Exorta aos ricos do presente século... que... sejam... generosos em dar e prontos a repartir (1Tm 6.17,18).

A Bíblia esta repleta de exortações contra a avareza dizendo inclusive que é idolatria (Cl 3.5).
O ensino consistente e positivo do Novo Testamento a respeito da generosidade, da liberalidade, da prontidão em repartir. A contrapartida negativa temos nas muitas advertências a respeito da avareza:
O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera (Mt 13.22).
Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui. (Lc 12.15)
Sabei, pois, isto: nenhum ... avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. (Ef 5.5)
Porque nada temos trazido para o mundo, nem cousa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição.
Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores. (1Tm 6.7-10)
Seja a vossa vida sem avareza. (Hb 13.5)


A BÍBLIA TAMBÉM NOS MANDA SOCORRER OS NOSSOS IRMÃOS EM CRISTO, E A OBRA DE DEUS. (A IGREJA E OS MINISTROS)
O apóstolo Paulo organizou uma grande coleta para os necessitados da Judéia. As duas epístolas aos Coríntios trazem referência a esta coleta, veja: Quanto à coleta para os santos, fazei vós também como ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, (provavelmente uma referencia ao Dízimo) e vá juntando, para que se não façam coletas quando eu for. 1Co 16.1-2

Nos capítulos 8 e 9 de 2ª Coríntios, Paulo desenvolve seu ensino acerca das contribuições. Estes textos se referem à alegria da contribuição, à generosidade, à liberalidade, à presteza em ofertar:
E isto afirmo, aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará. (9.6)
... porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade. (8.2)
Pedindo-nos, com muitos rogos, a graça de participarem da assistência aos santos. (8.4)
... assim, como revelastes prontidão no querer, assim a leveis a termo, segundo as vossas posses. (8.11)
porque bem reconheço a vossa presteza, da qual me glorio... (9.2)
Não vos falo na forma de mandamento, mas para provar, pela diligência de outros, a sinceridade do vosso amor; (8.8)
Porque, se há boa vontade, será aceita conforme o que o homem tem e não segundo o que ele não tem. (8.12)
Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria. (9.7)

TUDO DEVE SER FEITO:
1 - COM AMOR 1Co 13.3
2 - COM GENEROSIDADE 2Co 9.6-15
3 - CONFORME A SUA PROSPERIDADE 1Co 16.1,2

OFERTAS VOLUNTÁRIAS NO NOVO TESTAMENTO PARA SUSTENTO DO MINISTÉRIO:
E sabeis também vós, ó filipenses, que, no início do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja se associou comigo no tocante a dar e receber, senão unicamente vós outros; porque até para Tessalônica mandastes não somente uma vez, mas duas, o bastante para as minhas necessidades. Não que eu procure o donativo, mas o que realmente me interessa é o fruto que aumente o vosso crédito. Recebi tudo e tenho abundância; estou suprido, desde que Epafrodito me passou às mãos o que me veio de vossa parte como aroma suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus. (Filipenses 4.15-18)

Paulo usa a figura dos sacrifícios do Velho Testamento com relação às ofertas: as ofertas dos filipenses foram, diante de Deus, “como aroma suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus”. Observe que a Igreja em filipos estava sustentando o ministério do Apóstolo Paulo, pois Paulo disse... mandastes não somente uma vez, mas duas, o bastante para as minhas necessidades, veja Paulo estava sendo sustentado pelos irmãos (através dos Dízimos e ofertas voluntárias) para poder se dedicar ao ministério de tempo integral (como os Apóstolos em Atos 6.4).

Sejamos justos nas nossas práticas dizimando e frutificando em toda boa obra do Senhor. Não caia em argumentos filosóficos, pratique a Palavra do Senhor e veja os resultados de ser fiel, na sua vida, recebendo proteção e bênçãos sem medidas. (Ml 3.8-11)

NEle com amor.
Jorge Eduardo Costa

Ministério Ensinando Cristo às Nações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Como o Apostolo Paulo Disse: Ouvi Tudo Retende o que for Bom.