12 de mar. de 2010

OS TRÊS ASPECTOS DO REINO - Série Mensagens que Edificam

                                                      OS TRÊS ASPECTOS DO REINO


"E ele disse-lhes: A vós vos é dado saber os mistérios do reino de Deus".
Marcos 4.11

O Senhor em sua Palavra nos ensina três aspectos do seu reino: ver, entrar e herdar. Estes três aspectos estão relacionados com a vida do cristão, desde o seu novo nascimento até a sua glorificação.
Jesus nos ensina dois aspectos em João 3, dos versos 3 e 5 quando diz: "Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus".
Como ensinou Jesus a Nicodemos, este novo nascimento se deu quando Ele foi levantado da terra naquela cruz, da mesma maneira como foi levantado a serpente no deserto (João 3.14). Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nEle fossemos feitos justiça de Deus (II Coríntios 5.21).
Morremos com Cristo em seu corpo naquela cruz, e nascemos de novo pela ressurreição, para uma viva esperança, para uma herança incorruptível: "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós" I Pedro 1.3-4.
Este novo nascimento está consumado em Cristo, agora é necessário entrar no reino, nascer da água e do Espírito. Quando nascemos do Espírito, somos incluídos em seu Corpo, o qual o Senhor Jesus Cristo é o cabeça. Este reino não tem uma aparência exterior como disse Jesus, mas ele está entre nós (Lucas 17.21).
Este reino já é chegado para quem nasceu da água, isto é, da Palavra (Tiago 1.18, I Pedro 1.23) e do Espírito. Não é suficiente ver o reino, é necessário também entrar no reino, nascer do Espírito.
Este reino é a Sua Igreja, onde o Senhor já reina, já é Senhor e Cristo, e que pelo seu sangue nos perdoou dos nossos pecados e nos fez reinos e sacerdotes (Apocalipse 1.5-6).
Mas há um terceiro aspecto do reino, que é herdar: "Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus" Atos 14.22.
O novo nascimento em Cristo é uma obra exclusiva de Deus. Ninguém fez nada para nascer de novo, ele é um nascimento do alto, de Deus, pela graça: "Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)" Efésios 2.5.
Ver o reino é pela graça e entrar no reino é pela fé -não entrando no momento no mérito da fé. A graça é um dom de Deus e é mediante a fé que a alcançamos (Efésios 2.8). "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam" Hebreus 11.6.
Ver o reino é pela graça, entrar no reino é pela fé, e herdar o reino é como nos ensina o texto de Atos 14.22, pela permanência na fé. É como nos diz também o texto de Hebreus 6.12: pela fé e paciência; na vossa perseverança.
Pedro ainda nos exorta dizendo: "Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo" II Pedro 1.10-11.
Se você viu o reino, agora entre pela fé. Se já entrou, então exortemo-nos uns aos outros, no dia que se chama hoje, a perseverar na fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Como o Apostolo Paulo Disse: Ouvi Tudo Retende o que for Bom.